sábado, 16 de abril de 2011

OVOS DE PÁSCOA PINTADOS EM VÁRIOS ESTILOS

A páscoa está batendo em nossas portas, e como diz a lenda, o coelhinho vem nos trazer os ovos de chocolate. É uma delícia ! Hum, as crianças e os chocólotras já estão com água na boca... 
Mas se o coelhinho for muito, muitíssimo generoso, ele pode  nos trazer ovos feitos com a técnica de esmaltagem plique-à-jour , com  metais prata, ouro, cobre, níquel, paládio e platina, além de utilizar  pedras preciosas como rubi, quartzo, diamante, jade, ágata.
Sim,  estamos falando sobre os famosos  Ovos Fabergé, que são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia.

Fabergé e os seus ourives desenharam e construíram o primeiro ovo em 1885. Ele foi encomendado pelo czar Alexandre III como um presente de Páscoa para a sua esposa Maria Feodorovna  e é este que você vê abaixo e possui apenas 6,4cm.

Fabergé um
A imperatriz Maria ficou tão impressionada com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergué como o “fornecedor da corte” e passou a encomendar um ovo por ano, sob a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa. Nada boba!
Seu filho, Nicolau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava sua esposa, Alexandra Feodorovna.

Cinqüenta ovos imperiais foram produzidos para os czares Alexandre III e Nicolau II [ 2 ] ademais, outras dessas jóias também foram encomendadas por membros da nobreza.

Fabergé Palácio de Alexandre, 1908

Fabergé Lilies of the Valley, 1898
Fabergé coração, 1897

Fabergé Czarevich, 1912

Fabergé Memória de Azov, 1891

 Fabergé Lírio
 Fabergé Pedro o Grande
 Fabergé Pansey
Fabergé de Inverno
Gosto mesmo é  de olhar e admirar cada um destes Ovos Fabergé e observar a delicadeza, a combinação de formas, pedras preciosas, cores em espaços tão pequenos. Algumas destas preciosidades hoje estão em museus espalhados pelo mundo inteiro ou em mãos de colecionadores particulares e valem milhões de dólares. Alguns ovos ainda não foram encontrados. 
Exposição: Nos museus do Kremlin de Moscou foi aberta no início deste mês,  uma exposição única de obras primas de ourivesaria de Karl Fabergé.

São lindos não acham, um kinder ovo de luxo !!!

Quer uma sugestão?
Faça você um ovo pintado a mão, customizado e dê a alguém especial, que vai se sensibilizar pela sua arte e delicadeza, além de ser exclusivo.

Um ovo
Dois ovos

Três ovos


Assim...

Olhem esta mesa enfeitada para Páscoa.
E como será bom dizer: fui eu quem fiz !!!


É crianças, depois do dia 24/04, a  Páscoa vai passar, os ovinhos de chocolate voltam ano que vem. Mas os Fabergé vão ficar em exposição até julho de 2011 no Museu do Kremilim em Moscou.

 Não importa o luxo, o estilo... O essencial é viver a Páscoa, com santificação, alegria e bom-humor.
Uma boa e feliz Páscoa para todas!!!

Beijo grande...

Rita Barroso

Fontes: Wikipedia, Programa Pelo Mundo ( Globo News )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!