sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BIENAL DO LIVRO NO RIO: LANÇAMENTO DO LIVRO DE JOSÉ ALENCAR

Presidenta disse que parte da produção brasileira de livros tem que ser acessível ( tá mais que na hora!)

A 15ª edição da Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro 2011, no Riocentro, começou nesta quinta (1º), com a presença da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura. O evento, que acontece até dia 11 de setembro, traz uma programação de debates e encontros com 150 autores nacionais e mais de 20 escritores estrangeiros.

Entre os destaques da programação está a escritora americana Anne Rice, criadora do clássico "Entrevista com o vampiro", a presença da estrela teen Hilary Duff, que vem falar sobre sua estréia como escritora, o romance "Elixir", William P. Young, do best-seller "A cabana", Patrícia Schultz, criadora do guia "1.000 lugares para conhecer antes de morrer", Lauren Kate, da série de anjos "Fallen", Alyson Noël, da saga adolescente "Os imortais" e Lisa Sanders, consultora da série de TV "House", além do indiano Amitav Gosh, a americana Audrey Niffenegger, o angolano Pepetela, o francês Marc Levy, o português Gonçalo M. Tavares, o americano Scott Turrow, entre outros.


O público também poderá ver de perto escritores brasileiros como Luis Fernando Veríssimo, Ana Maria Machado, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, Ruy Castro, Laurentino Gomes, Isabel Lustosa, Fernando Moraes, Thalita Rebouças e outros, que estarão presentes na programação oficial e vão lançar seus livros na feira.


Dentro todos, destacamos o lançamento do livro "Os últimos passos de um vencedor" do o jornalista da TV Globo José Roberto Burnier, que conta como sua relação com o ex-vice-presidente e muriaeense, José Alencar, se tornou uma amizade e mostra como foram os últimos cinco anos de vida do empresário e político, que morreu em março deste ano após uma luta de mais de 13 anos contra o câncer.

"Vi que tinha um material comigo muito rico, que só eu tinha. Resolvi contar os últimos cinco anos, minha relação com ele, o que eu vi, fui uma testemunha privilegiada desse final dele", disse Burnier.
A história começou em 2006, quando Alencar, então vice-presidente, descobriu um tipo raro de câncer perto do abdômen, e José Roberto Burnier foi o repórter designado para fazer a cobertura do tratamento, que ocorreria no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

"Eu já tinha muitos contatos com médicos do Sírio Libanês, e comecei a cobrir, fui conquistando a confiança da família dele, dos assessores dele, dos médicos, conheci mais médicos. (...) Essa relação de confiança começou a se transformar em relação de amizade. Eu sei que, como jornalista, a gente deve evitar ser amigo das nossas fontes, mas, às vezes, é inevitável. Mas eu sabia muito bem separar, e o José Alencar sempre entendeu muito bem isso."
Burnier diz que optou por narrar os últimos cinco anos, em vez de escrever uma biografia desde a infância, como fez a também  jornalista Eliane Catanhêde.

O jornalista conta que foram cerca de 12 horas de conversa com Alencar divididas em oito encontros em diversos locais, como o quarto no Palácio do Jaburu (residência oficial do vice-presidente) e no Hospital Sírio Libanês, durante uma sessão de quimioterapia. Médicos, familiares e amigos também foram ouvidos.
Os últimos encontros

José Roberto Burnier relata em seu livro um dos últimos encontros com Alencar, algumas semanas antes da morte do ex-vice-presidente, em São Paulo.
"É uma das histórias que conto no livro porque foi a primeira vez que eu vi ele jogar a toalha. Ele ficou deitado o tempo todo. Eu cheguei uma hora depois de o Lula ter ido almoçar com ele. Era um sábado e ele me recebeu. Estava deitado em uma cama quadrada, grande, com o corpo muito amarelo, muito frágil. Ele abriu o olho e disse 'Tô levando, a luta é difícil, mas eu estou feliz porque tomei um golo com o Lula'. E foi a última dose de whisky da vida dele."

O livro será lançado neste domingo (4) durante a Bienal do Livro do Rio, que acontece até o dia 11 de setembro no Riocentro, e quem estará para prestigiar Burnier, uma vez que mantêm uma estreita relação de amizade com o jornalista, são os queridos amigos Rodrigo e Daniela Guarçoni, sobrinhos de José Alencar Gomes da Silva.
Rodrigo Guarçoni com a filhas Luiza e Vitória e Roberto Burnier com a esposa

Roberto Burnier ladeado pelos amigos Rodrigo e Daniela Guarçoni

Rodrigo Guarçoni e Roberto Burnier

Rodrigo e Daniela, aproveitem a M.A.R.A.V.I.L.H.A. que é este evento megacultural, prestigiem o competente jornalista e amigo de vocês e de quebra tragam um livro autografado pra mim ok???!!!
Ficaoregistro#!!!
Beijos...

2 comentários:

  1. Rita, seu blog como sempre está muito interessante....adoro dar uma passadinha por aqui e ver assuntos interessantes sempre em pauta....
    Bom Domingo!!!
    bjks

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!