sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exposição itinerante com obras políticas de Botero vai a quatro capitais brasileiras

Para quem gosta de arte e de Fernando Botero, não perca esta rara oportunidade.

Fernando Botero (nascido em 1932, na Colômbia) é um artista conhecido pelas formas arredondadas e de inspiração bem humorada; seu quadros apresentam pessoas e animais gordinhos e felizes. Mas uma mostra itinerante revelará um outro lado de Botero. Ele doou inúmeras obras de cunho social e político ao Museu Nacional da Colômbia que denunciam e criticam os abusos sofridos pelo povo colombiano. E essas obras já estão no Brasil desde 16 de março na exposição “Dores da Colômbia”, desta vez com temporada em quatro cidades brasileiras: Brasília, Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro . 


Considerado um dos mais importantes artistas plásticos latino-americanos da atualidade, Botero hoje, aos quase 80 anos, vive parte de seu tempo em Paris e em sua cidade natal, Medellin. Suas peças, esculturas e pinturas, fazem parte de importantes museus de todo o mundo e a exposição “Dores da Colômbia”, já percorreu várias cidades européias e latinas.

 Os trabalhos, realizados entre 1999 e 2004, foram selecionados e doados pelo próprio artista ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá. Na ocasião desta doação, Botero teria declarado “sentir-se na obrigação moral de deixar um registro sobre a violência então vivida pelo seu país”. As peças obras de "DORES DA COLÔMBIA", retratam os atentados a bomba e ilustram a transformação das casas, da população, das paisagens e dos costumes do país pela violência.









Natália Bonilla, representante do Museu Nacional da Colômbia revelou mais detalhes sobre a exposição:
“Esta mostra foi criada inicialmente para integrar o acervo do Museu, mas por sua força já viajou por diversos países e queríamos muito trazê-la para o Brasil novamente. Ela já esteve no Memorial da América Latina em 2007 com um grande número de visitantes, mas a idéia sempre foi de expandir mais”.



Agenda - Dores na Colômbia: * de 16 de março a 01 de maio de 2011, na CAIXA Cultural - Brasília – DF
                                                   * de 10 de maio a 10 de julho de 2011, no Museu Oscar Niemeyer - Curitiba – PR
                                                      * de 20 de julho a 02 de setembro de 2011, CAIXA Cultural - São Paulo – SP
                                                   * de 12 de setembro a 30 de outubro de 2011, na CAIXA Cultural - Rio de Janeiro – RJ

Para quem curte arte, pinturas, esculturas, em específico de Fernando Botaro, como eu, está com "a faca e o queijo nas mãos". "Dar um pulinho" no Rio, para ver estas riquezas e de quebra, fazer umas comprinhas no Rio Design Leblon, comer uma saladinha no Gula Gula lá mesmo, e ir ao cinema ou curtir uma peça no Shopping da Gávea. Nada mal não é ?! Eu queeeeeeeeeeeero...

Espero que tenham gostado.

Beijos...

Rita Barroso

Fonte: Revista Bravo

4 comentários:

  1. Rita
    Adoreeei o post sobre Botero, super me identifico com as obras dele. Amo de paixão !!
    Vc sempre acerta, "IT WOMAN"
    Bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Carol,

    Que tal combinarmos pra irmos na exposição do Botero no Rio heinn??!!! Vai ser show...
    Beijo grande e obrigada...

    ResponderExcluir
  3. Estive hoje,7 de janeiro de 2012 na exposiçao de Botero no Mube em Sao Paulo,amei,apesar de ter visto toda tristeza da Colombia.Obrigada Botero por voce existir.Marcia.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!