sábado, 20 de agosto de 2011

FLORES PARA ALEGRAR A CASA

Eu acho que já disse aqui que amo flores... ganhar, presentear, decorar... tudo com flores fica lindo, romântico e perfumado. Existem estudos comprovando que decorar a casa com flores naturais ajuda a construir um ambiente mais harmônico, cheio de vida, alegria e tranquilidade. Segue alguma idéias m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.a.s e singulares para fazermos arranjos em casa.



 Esconde-esconde 

Um recipiente menor com água foi colocado dentro da ânfora de vidro para acomodar o buquê de rosas tipo gloss e spray, cravos e angélicas. Assim, ele fica camuflado no farto punhado de botões de roupa de madrepérola. Com o brilho do material, o efeito é incrível. A dica de Renata Araujo Fongaro, sócia da empresa de cenografia Bendita Festa, é amarrar com barbante o maço de flores. “Assim, ele se mantém estruturado.” 
Dica 1
Nos botões
Em vez de madrepérola, poderiam ser de madeira, metal ou coloridos. O estilo do arranjo muda conforme o material.


 Cerimônia do chá 

Em vez de vasos normalzinhos, os arranjos vão para o bule e a xícara. Tudo a ver como evento do dia: um chá com doces para as amigas. Para compor os buquês, Lucia Milan, da Aparecida Helena e Lucia Milan Floristas, usou tulipas, rosas, didiscos, bocas-de-leão, ervilhas-de-cheiro e sementes de eucalipto. Seguiu a mesma cartela pastel de cores das louças românticas e dos macarons preparados para aquela tarde.
Dica 2  


No bule
Para o arranjo ficar harmônico e bonito, a dica da especialista é montá-lo colocando um tipo de flor por vez.


Mesa surpreendente 

Caixas de presente assinadas pela designer Jeniffer Bresser funcionam como cachepôs nos arranjos feitos com rosas e ruscos pelo badalado florista Vic Meirelles. “Uma ideia é deixar por perto caixas parecidas pequenas contendo lembrancinha para as visitas, como bombons”, sugere Vic. Na mesa romântica montada por ele, com um lençol antigo no lugar da toalha e louças de família, tem mais surpresas: duas sopeiras viraram vasos. 

Dica 3
Nas caixas 
A dica é mesclar lisas, listradas e com bolinhas. Para acomodar o buquê, é preciso abrir um buraco na tampa.


 Reciclagem
Garrafas e vidros de diferentes origens (de azeite, conservas, aceto balsâmico) entram na composição de Claudia Regina, da La Calle Florida. As flores usadas são igualmente variadas: lisianto, maria-sem-vergonha, gérbera, campânula e goivo. O segredo é caprichar na harmonia. Pode até salpicar uma licoreira bacana, para o visual ficar mais chique. Sobre uma mesa de madeira, a mistura fina vai arrasar no jardim ou na varanda em dia de festa. 

Dica 4
Nos vidros 
Em geral, basta uma flor por recipiente. Folhagens de diferentes tipos ajudam a embelezar o conjunto.


 Brinde charmoso 
A bossa é uma ótima pedida para reuniões e jantares regados a vinho ou outros drinques servidos em taças. Basta enrolar o talo de uma flor artificial – que dura a festa toda – na haste do copo. A escolha aqui foi lavanda, não só na cor original, mas também branca. O anfitrião decide se quer enfeitar todas as taças coma mesma flor ou usar diferentes tipos e cores. No segundo caso, cada convidado pode pegar na bandeja a sua preferida. 

Dica 5
No vinho 
A flor artificial escolhida precisa ter o talo aramado, como as lavandas usadas nestas taças


 Pé na cozinha 
Se a festa é descontraída e os convidados vão circular pela cozinha, mesmo que ela não seja integrada à sala, decore também esse pedaço da casa. Mas entre no clima usando algum utensílio culinário com design bacana como base do arranjo. Para o escorredor de macarrão, Claudia Regina escolheu versões artificiais de papoula, ranúnculo e lavanda. Criou um cantinho ideal para servir petiscos recém-saídos do forno, como pães de queijo. 

Dica 6
No escorredor 
Passado pelos furinhos, o arame usado para prender o buquê fica escondido no lado de dentro da peça.

 Superbolas coloridas 
No lanche especial para a família, as cores fortes dos crisântemos contrastam com os tons suaves dos cupcakes e da limonada servida em filtros de vidro. Mas o maior charme dos arranjos – que, assim, colocados em pratos de bolo, também fariam bonito em uma criativa mesa de aniversário – é o moderno formato de bola. “É fácil fazer um igual”, diz Marcela Fongaro, sócia da Bendita Festa. As flores são espetadas em uma esponja floral molhada. 

Dica 7
No prato de bolo 
Cada bola consumiu cerca de cem crisântemos. Outras sugestões são cravos, gérberas ou margaridas.


 Nesta noite se improvisa 
Com uma bela bandeja de prata colocada em cima dele, o banco Tan-Tan dourado vira mesinha de apoio no canto festivo improvisado por Vic Meirelles. Sobre ele, o balde de gelo acomoda a garrafa de vinho ou espumante e mantém a bebida no ponto. A decoração floral não sai do tema e coloca tulipas em taças. É uma ótima ideia para aquela noite em que você vai reunir descompromissadamente os amigos. 

Dica 8
Nas taças 
O barato é misturar modelos bem diferentes entre si e também variar o tamanho dos buquês.


 Não só na mesa 
A ideia é sucesso garantido em almoços de batizado, de primeira comunhão ou em casamentos: o arranjo vai para a mesa, mas também para o encosto das cadeiras. Para o visual não ficar exagerado, opte por guirlandas pequenas, delicadas e com poucos detalhes, como a criada por Maristella Nicolosi, que combina rosas bouquet brancas com folhagem smailaik. Pena que, sem água, elas duram pouco. A saída, nesse caso, seriam flores artificiais. 

Dica 9
Na cadeira 
A guirlanda é presa ao encosto com fita e um bom nó, seguido de laço. Nada de arame ou algo que espete o convidado.


Boas-vindas
Com flores esperando na porta, a mensagem é clara: todos são realmente bem-vindos naquela casa. Cláudia, da La Calle Florida, fez um buquê com rosas e astromélias, que envolveu com guardanapo de papel, dando forma de cone. Para ficar firme e bem acabado, usou um pedaço de tela de galinheiro (encontrada em lojas de material de construção ou especializadas, como Mercado das Telas, em São Paulo), arrematado atrás com um arame – que também serve para fixar a decoração na grade da porta. 

Dica 10
Na porta 
Além dos guardanapos descartáveis usados aqui, valem os de tecido ou, então, papel de scrapbook.


 Gostaram das idéias?
Eu a.d.o.r.e.i!!!
Agora aqui em casa vai acabar esse negócio de só colocar as flores no vaso e encher de água. Qualquer dia desses vou fazer um arranjo bem criativo e posto pra vocês. 
Será que vão aprovar???
Hahahahahaha... sou tão sem jeito...
Mas amo casa com flores!!!
Bisous...e um ótimo final de semana...

7 comentários:

  1. Quero ver hein Rita ?
    Aposto que vai ficar lindo !
    beijos, Marina

    www.blogdamarinatorres.com

    ResponderExcluir
  2. Prometo que vou tentar fazer Mari...
    Mas ver...hahahahaha...só se ficar bonito...
    Vou me inspirar, fingir que sou talentosa como Marina Torres e quem sabe...
    Bjs pra vc linda...

    ResponderExcluir
  3. Amo flores,sempre da um charme a mais na casa... sempre que da to com umas por aqui.bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Rita,

    Amei de paixão esse post e vou aproveitar suas dicas para deixar minha casa com um astral bem legal!!!
    Bjs
    Simone

    www.diariodamone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii!!! Nossa fiquei doidinha pra ter minha casa e poder colar as idéias!!!
    beijooooo!!!

    Estou começando agora meu blog: http://relatosdeumadesign.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Minina bem que eu quero te seguir já dei f5 umas tres vezes aqui... mais não acho onde... To vesga!

    bjuuuu

    vo continuar tentando...

    ResponderExcluir
  7. Abaaafaa!! consegui flor!..srsrsrsr...pelo amor de Jesus pode esconder os comentários relacioados a esse contratempo....

    beijoooo

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!