quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HISTÓRIA DA MODA NO BRASIL: DAS INFLUÊNCIAS AS AUTORREFERÊNCIAS


Foi nesta segunda-feira (15) o lançamento do livro "História da Moda No Brasil: Das Influências Às Autorreferências" na Livraria da Travessa no Shopping Leblon, no Rio.
Com o  apoio do Instituto Zuzu Angel de Moda, por lá estiveram gente de todos os setores, da moda principalmente, personalidades da sociedade carioca, todos lá, adquirindo seus livros e contribuindo para a ampliação dos conhecimentos  sobre a moda no Brasil, um dos setores que mais empregam no país e prestigiando a noite de autógrafos e o talkshow dos autores João Braga e Luís André do Prado, e da colunista Hildgard Angel, filha da estilista Zuzu Angel.
Na noite de autógrafos também foi exibido documentário homônimo que discute a identidade da moda brasileira. O livro revisita a história fashion nacional focando os seus bastidores.
O projeto é um trabalho do historiador de moda João Braga e do jornalista Luís André do Prado e traz uma reunião de depoimentos mais de 126 entrevistados que incluíram Regina Guerreiro, as consultoras de moda Glória Kalil e Costanza Pascolato e os estilistas Lino Villaventura, Jum Nakao, Tufi Duek e Ronaldo Fraga.
 Imagem do jornal de moda português, O Século. Capítulo 1, Belle Époque

Foto do capítulo 2 do livro, Anos Loucos 
Camilli Sabbagh, dono de um ateliê que importava e reproduzia roupas francesas


Ricamente ilustrado, o livro percorre a história da moda brasileira desde a pós república até a contemporaneidade e se divide nos seguintes capítulos: Belle Époque, Anos Loucos, Era do Rádio, Anos Dourados, Tropicália & Glamour, Anos Azuis e, por fim, Supermercado de Estilos.

 Desfile de moda francesa importada por Madame Rosita 
Imagem presente no terceiro capítulo, Era do Rádio 

Miss Israel e Madame Boriska, foto de 1950 do capítulo 4, Anos Dourados

Clodovil recebe o Prêmio Agulha de Ouro em 1960


Subtemas que discorrem sobre personagens e eventos específicos de cada período também aparecem na publicação, junto com pequenos textos que contextualizam a narrativa, abordando assuntos paralelos como tecnologia, política, comportamento, comércio e indústria.
 O estilista Dener Paplona cercado por modelos em 1961
 Foto do capítulo Tropicália & Glamour

 Cooperativa Paulista de Moda, foto de 1986 presente no capítulo Anos Azuis do livro

Desfile da Blue Man verão 2007. Capítulo 7, Supermercado de Estilos
Não é um livro para bater recordes,virar best seller, ficar entre os mais vendidos e render uma montanha de dinheiro para seus autores. Porém é uma obra de grande porte, que se propõe a mapear a moda neste país continente, partindo desde a arte indígena até os dias de hoje.

Realmente é um livro divisor de águas, praticamente um tratado sobre o vestuário e a moda no Brasil, um fundamental objeto de pesquisa para todos os que fazem e amam a moda e, fundamentalmente, para quem tem preocupações culturais...
Eu já providenciei o meu!
Amomuitotudoisso!
Bisous...

6 comentários:

  1. Adorei Rita !
    Vou providenciar um pra mim tb !
    Depois poderemos tricotar sobre ele né ?
    hehe... beijos querida !
    Marina

    www.blogdamarinatorres.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita
    Eu, como amante de livros, adorei a dica e está na minha lista.....! (Dani)
    Passe lá no blog Mon amie m’a dit e leia nossos novos posts: Trabalho escravo na cadeia produtiva da Zara e Blazer branco
    Bisous
    Dani e Bia

    http://monamiemadit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A indicação deste livro é muito boa mesmo gente, pois é a mistura da arte, da moda, da cultura, com a história do nosso país!
    Deve ser muito ODARA mesmo, como já disse Caetano...
    Bjs,

    Rita

    ResponderExcluir
  4. o LIVRO DEVE SER COMPRADO MESMO!sÉRIO,DATAS PRECISAS,HUMORAdo,DIVERTIDO SEM PERDER REFERENCIAS IMPORTANTES...EU ESTOU LÁ EM BONS MOMENTOS...FUI NA NOITE DE AUTOGRAFOS NO RIO...AI EM CIMA ESTOU NO MEIO DO GRUPO MODA RIO DE JANEIRO,ENTRE OS DOIS AUTORES....ABRAÇOS P/JOÃO E ANDRÉ BEM COMO PARA CHIKITA BAKANA/JOSE AUGUSTO BICALHO-JO AND CO.

    ResponderExcluir
  5. Chiquita como será o futuro da Moda Brasileira?Li tudo sobre RioFashion e SPFashionWeek e todos e todas revisitaram a 2* decada do século XX para montar coleções...Hummm...Passado sempre presente....Moda Brasileira *travada*,nenhum visionario e muito menos corajosos propondo inovações...Impossivel focar o novo se este possui imagem *deja vù*...Qual sua opinião Chiquita?JOSÉ AUGUSTO BICALHO.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!