sexta-feira, 17 de junho de 2011

RECEITA DE HOJE: NA COZINHA COM CAROLINA FERRAZ


Sopa de Brócolis e Couve-flor à la Carolina Ferraz

"Essa sopa, confesso, copiei da querida Clô Orozco, pra quem não sabe, cozinheira sofisticadíssima. Nunca provei a sopa pessoalmente, mas através de amigos em comum sempre escutei elogios incríveis à famosa sopa. Tratei então de fazer a minha versão. Acho que o resultado ficou bastante honesto. meus amigos gostaram.
Serve 4 a 6 pessoas
Sopa Verde:
- 3 brócolis americanos
- 300 g de bacon, cortados em cubinhos
- 300 ml de caldo de carne
- 2 talos de salsão (aipo) fresco
- sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Sopa Branca:
- 2 pés de couve-flor
- 2 garrafas de leite de coco
- 200 g de gengibre, moídos no liquidificador ou processador
- 2 talos de salsão fresco
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Cozinhe a couve-flor e os brócolis separadamente, escorra e espere esfriar. Em um liquidificador ou processador, bata a couve-flor e depois, separadamente, também os brócolis. Pegue 2 caçarolas grandes, lado a lado no fogão, pois você fará as sopas simultaneamente. Em uma delas, jogue o bacon, espere que toda a gordura esteja derretida e eles bem corados e crocantes, bem escurinhos mesmo.Separe o bacon do óleo e em um pilão macere o bacon de maneira irregular. Pegue 2 talos de salsão grandes para cada sopa e bata só a parte branca e verde clara no processador.
Para a sopa branca, refogue o aipo com um pouco de azeite. Acrescente a couve-flor e o gengibre moído aos poucos. Não se esqueça que o gengibre é uma raiz picante e vai aí o gosto pessoal de cada um (eu gosto de muito gengibre, mas você faça como preferir). Por último, acrescente o leite de coco, o sal e a pimenta-do-reino.
Na outra panela, refogue o aipo  no óleo do bacon. Acrescente o brócolis, o caldo de carne e vá acrescentando o bacon macerado no pilão aos poucos. Acrescente sal e pimenta-do-reino.
Estas 2 sopas ficam bem consistentes, como um creme ou um purê líquido, digamos assim. Me disseram que a Clô serve as duas no mesmo bowl. Ela coloca simultaneamente a branca e a verde, cada uma de um lado, deixando um aspecto lindo. Você pode derramar uma pitada de azeite e acrescentar umas folhinhas de funcho picado a isso e o sabor das duas conjuntamente é uma maravilha. 

É um prato simples e sofisticado. 

Já eu também gosto de servir como aperitivo. Tenho em casa vários daqueles copinhos de boteco e sempre passo as sopas, misturando os copos na bandeja. Fica bonito e perfumado. É simples e todo mundo adora."
Sabemos que em um país tropical e em uma uma cidade como a nossa, sopas não são os pratos mais populares, mas eu adooooro!!! Aliás, uma das poucas coisas que faço bem na cozinha...hahahaha...
E com este friozinho que está fazendo nestes dias, nada mal uma receitinha desta para oferecer aos amigos, sendo um prato de entrada de um jantarsinho informal e gostoso. Vai aquecer o corpo e a alma, com certeza...
Bon appétit!
Beijos...
Receita retirada do livro Na Cozinha Com Carolina  
Carolina Ferraz/LifeSyle - Editora Jabuticaba
Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes - MG, em 2010

4 comentários:

  1. Amei!
    Beijos!:*
    http://www.mascotinhadamoda.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei Rita, vou fazer porque minha vida tem sido sopas e essas me deram água na boca!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal ! amei !
    bjus, marina

    ResponderExcluir
  4. Esta sopa é mesmo uma delícia e melhor, é light!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!