domingo, 3 de julho de 2011

DECORAÇÃO: PROJETOS SUSTENTÁVEIS!!!


Habitat Natural


Viver em harmonia com o meio ambiente é uma atitude nobre e atual. Projetos arquitetônicos e de decoração mostram que os conceitos da sustentabilidade vieram para ficar.
Projeto da arquiteta Helena Viscomi para a Casa Cor 2009

Cultura Preservada



Valorizar os costumes de uma comunidade é uma atitude tão sustentável quanto optar por materiais ecologicamente corretos. Arthur Casas, famoso pelo estilo inovador, investe no mix de arte popular e design nacionais. Na última Casa Cor ele levou para a sua Cabana do Xamã artigos tipicamente brasileiros. “Fiz questão de não usar nenhum material importado”, revela o arquiteto, que construiu uma minigaleria de arte para expor obras assinadas por artistas de diversas partes do Brasil.

Ecovida



Para a arquiteta Helena Viscomi, de São Paulo, o conceito da sustentabilidade vai além de atitudes isoladas. “É preciso fazer dessas ações um estilo de vida”, diz. Para a Casa Cor 2009, ela criou um loft de 270 m2 feito totalmente dentro dos preceitos do ecologicamente correto. A iluminação ficou por conta dos LEDs, tecnologia que consome cerca de 35% menos energia que as lâmpadas convencionais. “Optei por um tipo de vidro que possui uma película que repele a sujeira. Assim, reduzimos o gasto de água com limpeza”, conta. As telhas e paredes foram feitas de placas de embalagem longa vida recicladas.

Beleza Natural



Morador do Rio de Janeiro, o arquiteto Caco Borges cria projetos que têm como premissa não descaracterizar o que a natureza criou. “Quando o mais importante e belo está do lado de fora, temos que comungar dessa paisagem”, diz. A obra assinada por ele, localizada em um condomínio na Barra da Tijuca, privilegia a entrada de luz natural através de uma claraboia que se tornou um trunfo na decoração e na economia de energia. O piso de pedra São Tomé, geralmente utilizado em áreas externas, invade o interior da residência. “Esse tipo de piso não absorve calor, por isso diminui a necessidade de ar condicionado”, explica.

Famosos Conscientes

Cauã Reymond

“Sou a favor da reciclagem e do reaproveitamento dos móveis, por isso garimpo peças em antiquários, caso da estante de madeira de demolição que tenho na sala.”

Christiane Torloni

“Na minha casa só entra madeira certificada. Procuro inserir hábitos sustentáveis na minha rotina, como não desperdiçar água e reciclar o lixo.”

Marcos Palmeira


“Tenho uma fazenda na região de Teresópolis com sistema biodigestor para os banheiros, aquecimento de água feito por meio de caldeiras e coleta de lixo seletivo.”

São atitudes que certamente farão bem pra mim, pra você, pra nossa família e para o planeta terra!
Et très très chic!!!
Bisous...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!