terça-feira, 5 de julho de 2011

GOSTOU, CLICOU !!!


Achou estas imagens esquisitas? É que neste estilo de fotografia o que vale não é o resultado final, mas a emoção no momento da foto.

As fotografias acima foram tiradas de supetão. Não têm lá muito capricho no enquadramento, estudos de luz ou uso de recursos sofisticados da máquina. É que a proposta da fotografia Miksang – ou contemplativa, como também é chamada – leva em conta critérios bem diferentes dos convencionais.
O fotógrafo precisa apenas ficar atento a qualquer imagem que desperte o interesse e só disparar o “gatilho” quando sentir que bateu uma emoção. Podem ser coisas à primeira vista esquisitíssimas, como parte de pernas andando de bicicleta, os desenhos/sombras nas janelas de vidro do prédio, a pequena lanterna japonesa diante do gigantesco edifício, os restos de chá na xícara ou o corpo sem rosto (nas fotos acima).
“Nós nos permitimos ficar mais disponíveis para as coisas ao redor, sem preconceitos, filtros e fórmulas associadas a fotografia. A experiência se torna mais rica”, diz Julie DuBoose, praticante e instrutora de Miksang nos Estados Unidos há 12 anos. Baseada em exercícios de meditação e concentração, a técnica teve origem no Japão, onde é mais comum praticar a meditação em ações do cotidiano. O fotógrafo deve sentar em silêncio por alguns minutos antes de sair com sua máquina. A técnica ajuda a descondicionar nosso olhar do que é obvio e perceber flashes de encantamento em outros detalhes.

Decididamente uma viagem... extrínseca e intrínseca...
Bjbj...

6 comentários:

  1. Que massa essas fotos! :)
    Beijinhos!:*
    http://www.mascotinhadamoda.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto de fotos assim, sem preparos...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Rita incrível ;)
    Amei uma por uma!!
    Tb estou te seguindo (sem foto)!!

    Beijos e uma ótima terça para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita.
    Adoro fotografias não óbvias.

    ResponderExcluir
  5. Rita, gosto então dessa emoção das imagens, as vezes não dizem nada, mas podem revelar muito.
    Obrigada sempre pela sua presença no Misturação.
    Xeros

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!