domingo, 10 de julho de 2011

FLIP 2011 - CULTURA, LAZER E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL !!!



Flip (Festa Literária Internacional de Paraty),  o mais importante evento literário do país, que está acabando neste domingo (10/07), promoveu também a cultura sustentável e  estimulou o deslocamento dos visitantes em ecotáxis e bicicletas, que foram disponibilizadas durante o evento.


E foi tudo de graça! Em parceria com um banco, a Flip  ofereceu bicicletas e Eco Táxi.
Esse serviço incentivou a bicicleta como meio de transporte além de ser  uma forma divertida de andar pela belíssima cidade de Paraty, conhecendo os pontos turísticos, entre uma e outra conferência do evento.
Foi uma média de 50 bicicletas e capacetes que puderam ser retirados em uma área instalada em frente à Tenda dos Autores.
E aqueles que preferiram outro meio de transporte, teve o Eco Táxi, triciclo com capacidade para até dois passageiros, também gratuito, colocado em alguns pontos da cidade, como pousadas e restaurantes.


O mesmo banco também distribuiu 5.000 bancos dobráveis feitos com papelão reciclado, para que as pessoas pudessem levar e assistir às atrações.
Para repor as energias, quem esteve na cidade pode ir aos restaurantes que aderiram ao Movimento da Gastronomia Sustentável, que estimula a economia local comprando de pescadores artesanais e agricultores familiares.
Selo Gastronomia Sustentável
Em sua 9ª edição, a festa sempre oferece, além de literatura e palestras, peixe seco, aipim, banana da terra, cachaça, pupunha e palmito imperial — tudo orgânico e produzido na região, o que garante renda para a população local. Os restaurantes que participaram do evento, inclusive, prepararam cardápios especiais para a ocasião.

O Voilà Bistrot, por exemplo fez homenagem ao escritor húngaro Peter Esterházy e trouxe no menu o prato “Paprikache da Pérola do Danúbio de Esterházy”, guisado de peixe fresco de Paraty ao molho de páprica e creme azedo, servido com palacsinta de banana da terra.

"Flipinha" 
Acreditamos que a leitura é atividade fundamental para que a sociedade aprimore seu nível de conhecimento e senso crítico a fim de acompanhar as diversas transformações vividas pelo mundo atualmente. É nesse contexto que temos muito orgulho de patrocinar a realização de mais uma edição da Flip. Além de ser um evento reconhecido mundialmente, a festa auxilia na preservação e no desenvolvimento de Paraty, gerando empregos para a comunidade local e levando turismo de qualidade para a região”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.
Isso é crescer e desenvolver com sustentabilidade!!!
Sonho com isso...
Beijos,


5 comentários:

  1. Qué bonita iniciativa!!!
    Rita tienes un premio en mi blog!! Pásate a recogerlo.
    Que lo disfrutes guapa!
    Besos, desde España, Marcela

    ResponderExcluir
  2. Olá Rita
    Muito bom conhecer um pouco de Paraty. Eu só sabia da Feira Literária. Achei uma ótima ideia divulgar a Gastronomia Sustentável da região. Aqui no Paraná tivemos um evento parecido, onde foi divulgado a gastronomia da região de Antonina e Morretes, também cidades litorâneas e com apoio de grandes chefs da culinária que lançaram pratos diferentes, servidos a partir daquela data. Também foi um sucesso!
    Beijos e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Marcela eterna querida,
    Beijos e beijos cariño!!!

    Maria Luiza,
    Paraty é um paraíso... mas eu também já tive a oportunidade de conhecer Morretes no Paraná e o seu famoso "Barreado"... amei...bjs e uma linda semana!!!
    Rita

    ResponderExcluir
  4. love the colors in all those pictures. very inspiring.

    p.s, thanks for your lovely comments on my blog. you have a great one too. am following you back :)

    http://alexandriajz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Rita
    Adoro Paraty, terra de gente acolhedora e alegre ...

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!