segunda-feira, 9 de maio de 2011

ESTILO, SIM: MAS QUAL?

Danuza Leão
"Passei parte da vida lendo revistas de moda tentando seguir seus mandamentos, e o que aprendi até hoje – além de saber que às vezes as saias estão mais ou menos curtas – é que o fundamental é encontrar seu próprio estilo; só que, por mais que tenha me esforçado, até hoje isso não me aconteceu. Afinal, qual é o meu estilo? 

Quando vejo um filme na TV, com a atriz de franjona, pego uma tesourinha e corro para frente do espelho para cortar a minha. Na semana seguinte, vejo outro e já providencio um megahair para alongar a mesma franja. Enlouqueço quando vejo as vamps dos anos 1950, adoro um longo vermelho de Valentino, acho Audrey Hepburn a mulher mais elegante que já existiu, mas também não resisto a um jeans com botas de cobra, bem Brigitte Bardot (ou chacrete, se preferirem). Passo temporadas morta de fome, só tomando água, para ficar magra; quando canso, decreto que mulher de verdade deve ser um pouco mais cheinha caio de boca no chocolate e depois, desesperada, passo a comer só aos domingos. A vida é muito complicada.
Na verdade, para se ter um estilo é preciso saber quem se é, e aí a coisa vai ficando mais difícil. Acho que para saber mesmo quem eu sou, só perguntando a um analista, mas, como já passei por vários e ainda não me encontrei, talvez não seja por aí. Será que nasci para me vestir na alta-costura ou prefiro um jeans com camiseta? Sapatos do designer francês Louboutin ou tênis Adidas? Afinal, qual é meu estilo? Confesso que não sei.
É que nós, mulheres, nunca somos uma só. Um dia queremos sair “vestidas para matar”, já no outro dia de pretinho básico e colar de pérolas, chiquérrimas, na semana seguinte incorporamos uma alta executiva, e, dependendo do namorado do momento, trocamos a decoração da casa, o time de futebol, viramos chef de cozinha. E isso lá é ter estilo? Claro que não. Pensei em contratar uma personal stylist, mas se eu, que me conheço há tanto tempo, não sei quem sou, como é que ela vai saber? Talvez um anúncio desse resultado: “Procura-se um estilo”. Isso me faz lembrar de um amigo, casado com uma atriz que toda manhã lhe perguntava: “Quem você quer que eu seja hoje?" 
Eu já tive vários estilos: fui elegante, um pouquinho hippie, esportiva, já usei salto 12, aos 17 anos passava pancake e batom vermelho desde a manhã, já fui ruiva, morena, fui loura, segui a moda, contestei a moda, e, se para ter estilo é preciso ser fiel a ele a vida toda, a única pessoa que realmente tem estilo no mundo é Elke Maravilha. Ela é ainda mais: é estilosa.
Estilo tem a ver com personalidade, e acho que meu problema é ter várias: às vezes sou feminista, às vezes machista, às vezes a favor do casamento, às vezes contra, e assim tem sido minha vida. Há quem diga que quem tem muitas personalidades não tem nenhuma, assim como quem tem vários estilos não tem nenhum, mas já me conformei e estou feliz assim. Penso que passar a vida com um estilo só deve ser monótono; não tenho estilo, mas me divirto muito."

E aí? Qual o seu estilo???

Beijo grande e ótima semana...

Rita Barroso

6 comentários:

  1. Massa o post!
    Deu até pra relembrar velhos tempos...rs
    Eu considero que tenho um estilo próprio: roupas confortáveis que me caem bem.
    Só uso moda quando é do meu estilo(rs)
    Mas claro que há ocasiões onde pede estilo apropriado.
    Boa semana amiga!
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita!!!
    Eu adoro as colunas, os textos e os livros de Danuza Leão e falar do próprio estilo é algo bastante complicado, pelo menos, para mim...
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  3. Olha Rita realmente estilo tem que ser proprio, logico que vale a pena sempre da uma olhadinha no munda da moda, mas nao devemos sair usando tudo que eles dizem ser tendencias ne? Acho que vale a pena sempre juntar a tendencia do momento com o conforto.Amo me sentir bem e confortavel.
    Grande beijo
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Oi RITA
    Viu quem foi a sorteada no BLOG DA COLUNISTA?
    A felizarda vai receber um brinde do BOTICÁRIO!!!
    Aguardo seu contato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá menina
    Não entendo nada de moda, mas uma pessoa que eu admiro pela extravagância é a Elke Maravilha.
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Olá meus queridos, Ana Karla, Mone, Simone, Tania e Wanderley,
    Eu também concordo com vocês: o estilo é próprio de cada um, para escrever, se vestir, se expressar, viver... O problema é que,quando não se tem bom senso, as pessoas deixam de respeitar seu próprio estilo, seu corpo, seus hábitos... para ser somente uma mera seguidora de moda, ou pior, do que os outros dizem que é moda. Como vocês mesmo disseram: saber e estar de acordo com as tendências, não agride nenhuma individualidade, mas sem perder o seu traço pessoal!

    Adorei os comentários e as visitas!

    Kisses...

    Rita Barroso

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!